FISIOTERAPIA


O Curso de Fisioterapia da Universidade de Uberaba foi implantado no segundo semestre de 1997 a partir da política de ampliação de cursos da área da saúde, que era representada anteriormente apenas pelos cursos de Odontologia e Psicologia. A partir de então, a Fisioterapia em um trabalho multi e interdisciplinar tem contribuído para a consolidação e crescimento da área, dentro da universidade, assim como, junto às comunidades assistidas.

Desde o início, o ensino e a pesquisa desenvolvidos por alunos e docentes do curso, foram complementadas pelo desenvolvimento de atividades de extensão e ações comunitárias, emanadas principalmente dos atendimentos realizados nos âmbitos dos estágios curriculares.

Dentro dos componentes curriculares dos estágios obrigatórios, destaca-se o Estágio Supervisionado Hospitalar, desenvolvido no Hospital Universitário (HU), onde o aluno supervisionado por docentes e preceptores fisioterapeutas, presta atendimento aos pacientes internados nas enfermarias das clínicas médica e cirúrgica, assim como nas Unidades de Terapia Intensiva neonatal e adulto.

Neste serviço, a Fisioterapia é responsável pela manutenção da capacidade cardiorespiratória e da motricidade, evitando-se assim as complicações relacionadas ao imobilismo, como hipotrofias musculares, contraturas, desvios posturais, úlceras de decúbito, dentre outras.

Com a inauguração do Hospital Universitário Mário Palmério, a expectativa do Curso de Fisioterapia é contribuir para que este hospital seja considerado referência em prestação de serviços em saúde, visando a alta resolutividade dos procedimentos e em última instância, a melhora da qualidade de vida dos pacientes.