MATERNIDADE


Dentre a gama de serviços em saúde disponibilizados pelo Mário Palmério Hospital Universitário está a Maternidade conveniada ao SUS. O acesso a Maternidade é feito através de demanda espontânea ao Pronto Atendimento, onde a gestante é triada por enfermeiro generalista utilizando o protocolo de Manchester adaptado para gestantes e de acordo com a classificação de risco atendida por médico residente da especialidade de Ginecologia e Obstetrícia e/ou acadêmico do curso de Medicina sendo que este atendimento é supervisionado por médico Gineco-Obstetra do corpo clinico do MPHU.

Após a classificação de risco a parturiente é admitida no Centro Obstétrico, único da região e que dispõe de salas PPP (pré-parto/parto e puerpério) além de salas para a realização de cesarianas. Sob ótica humanizada a condução do trabalho de parto é assistida por médico residente, internos do curso de Medicina e Médico do corpo clinico de Ginecologistas e Obstetras, os quais trabalham para oferecer conforto e assistência segura ao processo de parturição, além de acompanhante assim como preconizado, respeitando a escolha da mulher.

As gestantes recebem controle da dor através de métodos não farmacológicos como massagens, banhos e uso de bola de Bobath. Em situações indicadas pode ainda receber analgesia farmacológica no controle da dor de parto. Após o parto a mãe permanece com seu recém nascido em enfermarias coletivas com no máximo 3 binômios (mãe e RN), sempre em regime de alojamento conjunto e sendo auxiliada por acompanhante da sua escolha.

Desde a internação até a alta as mulheres são acompanhadas por uma pessoa de sua escolha o que lhes confere maior tranquilidade e este acompanhante é envolvido no processo de parturição participando ativamente.

A estrutura física do Centro Obstétrico é composta por duas salas de parto vaginal PPP e outras duas para cesariana as quais permitiram a realização no mês de junho de 134 partos, sendo a taxa histórica de cesariana de 31% abaixo do pactuado, 35 %. A equipe de enfermagem do Centro Obstétrico é composta por uma enfermeira obstetra coordenadora, um enfermeiro generalista e quatro técnicos de enfermagem.

A enfermaria em modelo de alojamento conjunto dispõe de 23 leitos de assistência ao binômio (mãe e RN) e para o cuidado destas pessoas a equipe é formada por um enfermeiro obstetra, um enfermeiro generalista e cinco técnicos de enfermagem por plantão de 12h. A equipe médica de plantão é composta por dois médicos assistentes, dois médicos residentes e quatro internos do curso de Medicina. Esta equipe é responsável pela cobertura do Pronto Atendimento, centro obstétrico e enfermaria.

A maternidade em modalidade de convênios e particulares esta alocada no terceiro andar do bloco e dispõe de 19 leitos de atenção ao binômio materno fetal. A estrutura de assistência ao parto funciona também no Centro Obstétrico. Onde a parturiente é assistida pelo médico de sua escolha ou pelo médico plantonista.


Responsável:

Coordenação de Enfermagem: Enfermeira Obstetra Mara Rosa
Coordenação Medica: Dr. Mário Sérgio Caetano

Contatos/ Agendamento/ Dúvidas:
Maternidade SUS: (34) 3352 – 1722
Pronto Atendimento Obstétrico SUS: (34) 3352 – 1706
Centro Obstétrico: (34) 3352 – 1860
Maternidade Conveniada: (34) 3352 – 1803 ou (34) 3352 – 1816
Pronto Atendimento em Ginecologia e Obstetrícia: (34) 3352 - 1742